quinta-feira, 11 de julho de 2013

Questões da vida com as quais precisamos aprender a lidar




Resumo: Certas circunstâncias, como frustrações, rejeição, perdas e decepções, causam dor, medo, tristeza e são difíceis de lidar, porém são inevitáveis e fundamentais para o nosso crescimento. O texto abaixo é uma síntese da análise feita pelo pastor Silas Malafaia (DVD), sob a luz da Palavra de Deus, sobre como devemos enfrentar certas situações adversas e o que podemos fazer para revertê-las em bênção.

Por que eu estaria escrevendo para vocês sobre algo falado por outra pessoa?

Muito simples. Primeiro porque estou passando pela prova, assim como meus familiares, por conta da perda que tive do meu amado pai e também de minha amada cunhada, em decorrência de um acidente automobilístico. Segundo, porque como cristão, sinto-me feliz em poder compartilhar um assunto tão importante e recorrente. Espero então que aproveitem a leitura, reflitam e compartilhem com pessoas que também precisam dessas palavras de Deus para todos.

DOR, MEDO E TRISTEZA são fundamentais para a nossa sobrevivência!
A tristeza, por exemplo, é um mecanismo psíquico de reflexão sobre a vida. Ela tem o poder de nos fazer valorizar a realidade.



Mas como posso lidar com essas questões?



  1. CANALIZE essas questões para alguma coisa boa.

II Coríntios, 1: 8-9 “(...) aprendi com isso a depender mais de Deus.”
Salmos 119:71 “Foi-me bom ter sido atingido para que aprendesse a Sua lei.”

2.    Os “nãos” da vida servem para que procuremos o “sim”.
Moisés, em Números 26:16-17, ao invés de ficar lamentado sobre a decisão de Deus, diz: “Senhor, que vai me suceder (para que eu o prepare)?”

Analise a situação de sua frustração e se pergunte:

·         O que eu subestimei?
·         A que (ou a quem) eu não dei a importância devida?
·         O que deixei de lado que não era para deixar?
·         Eu perdi por quê?
CANALIZE para que você possa ser vencedor (vencedora)!
José do Egito foi um exemplo de campeão em relacionamentos: ao verificar a rejeição dele por parte dos irmãos, tomou o pensamento de que por onde fosse, seria aceito. Resultado? Governador do Egito! Manteve a descendência do plano de Deus e foi abençoado.
Quem te decepcionou lá atrás poderá ser útil para você agora ou no futuro. As pessoas mudam, arrependem-se e são transformadas.
Quer perdas maiores que as de Jó?
A atitude dele diante das adversidades: “Perdi tudo? Vou orar para que Deus mude minha sorte!”

3.    Não supervalorize as questões adversas!
4.    Não se entregue a nenhuma dessas questões.
Provérbios 24:10
Você está VIVO!
Há bênçãos de Deus para você!
Há portas abertas para você!
Há projetos de Deus para você!

5.    Aceite essas questões da vida para que não tomem uma proporção incontrolável. Não finja que não está acontecendo nada com você! Aceite esse momento da vida!
Mas aceitar não é se entregar; é entender o momento até para sair dele!

6.    Desloque o olhar para coisas melhores! 
Mude o foco, conforme Paulo nos ensina, olhe para frente, para a vitória, para a bênção!

7.    CREIA EM DEUS!
Salmos 27:13; 42:8; 30:5 “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”; 34:19; 89:6-13; 115:3; 125.

8.    A questão do nosso PECADO: só com Deus, por meio de Jesus Cristo, é resolvida!
O pecado gera a morte eterna, mas há um Deus de Amor, o Senhor Jeová, que quer mudar a nossa vida, que quer nos restaurar, que quer nos perdoar.

A partir do momento em que nos endireitarmos com Deus, todas essas questões terão outra dimensão para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário